Volvo S60 Polestar vs Camião com 2400 cv: Quem ganha?

A Volvo acaba de publicar um vídeo que coloca frente a frente duas das suas máquinas de corridas mais poderosas. E acredite, o resultado não podia ser melhor! Mas primeiro, vamos às apresentações.

De um lado está o Volvo S60 Polestar TC1 que participa no WTCC. Equipado com um motor de 1,6 litros de quatro cilindros acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades, debita 400 cv de potência, tem tracção dianteira e pesa 1,100 kg. Do outro está um "mastodonte" de 4,5 toneladas que é detentor de dois recordes de velocidade para camiões nas seguintes categorias: 500 metros (13,71 segundos – a uma velocidade média de 131.29 km/h) e 1000 metros (21,29 segundos – a uma velocidade média de 169 km/h). É um registo incrível e que faz deste "monstro" uma verdadeira máquina da velocidade.



Por trás de todo este poder está um enorme motor com quatro turbos que debita nada mais nada menos do que 2400 cv de potência e 6000 Nm de binário máximo! Mas os números "chocantes" não se ficam por aqui. É que este camião, que dá pelo nome de "The Iron Knight", tem uma velocidade máxima de 276 km/h… (sim, leu bem!). Estamos a falar de "performances" ao nível de um supercarro saídas de um camião que pesa 4,5 toneladas.

Com os "ingredientes" escolhidos, a Volvo decidiu que as melhores provas para testar as capacidades destas duas máquinas era uma "drag race", para testar a aceleração e a velocidade, e uma volta ao circuito de Mantorp, na Suécia, para avaliar quem tem a melhor prestação em pista, sobretudo nas curvas.

Não lhe vamos dizer quem venceu estes desafios, porque aí estaríamos a estragar a surpresa. E a verdade é que é difícil comparar duas "máquinas" tão distintas. Mas podemos garantir que o resultado final deste vídeo é fantástico. Mas o melhor é ver por si…

Em destaque